A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre os dias 11 e 15 de outubro, em todo o Brasil, operações de combate à criminalidade ao longo das rodovias federais e áreas de interesse estratégico, com foco no enfrentamento à vulnerabilidade ou a exploração sexual de crianças e adolescentes.


Em Sergipe, o trabalho aconteceu na madrugada de sexta (13) para sábado (14), em trechos identificados como de venerabilidade para crianças e adolescentes. Bares e postos de combustíveis ao longo da BR 101/sul, entre os municípios de Estância e Umbaúba foram fiscalizados pelos agentes federais.


Durante a fiscalização, uma mulher, de 32 anos, foi detida no Km 150 da BR 101, em Estância, por tráfico de drogas. Com ela, os policiais encontraram 13 papelotes com maconha prontos para venda.


Essa ação é desencadeada com foco na proteção de crianças e adolescentes, em alusão à semana do dia das crianças, enfatizando o compromisso social da PRF: garantir segurança com cidadania.


O objetivo dessa ação, denominada “Operação Domiduca”, foi intensificar a fiscalização em pontos identificados previamente, que constam no “Projeto Mapear”. Com o auxílio de tecnologia e inteligência, os policiais identificaram pontos em todo o país, utilizando aplicativo que referencia geograficamente localidades de maior vulnerabilidade à exploração, fazendo em seguida, o monitoramento desses locais.


A cada dois anos a PRF atualiza o referido mapeamento, buscando atuar de forma eficiente e precisa nessa temática.


Dada a relevância da matéria para a PRF, a operação ocorreu simultaneamente em todos os estados da federação, envolvendo membros das Comissões Regionais de Direitos Humanos da PRF, Núcleos de Operações Especializadas e Grupos de Patrulhamento Tático.

 

Domiduca – Na mitologia romana, a deusa Domiduca (Adeona) protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.

 

PRF/SE