Localizada na região Sul do Estado de Sergipe, distante 68 km da capital, a "Cidade Jardim" se prepara para abertura dos seus festejos juninos. A tradicional "Salva de São João" que começa no dia 31 de maio, esse ano em ritmo de copa do mundo. Todos estão convidados.

A administração do Desenvolvimento, este ano vai está homenageando a fogueteira senhora Carlota de Melo Barbosa, nascida em Capela em 15/05/1928, filha de Eliseu Fagundes de Melo e Luíza Xavier de Melo, veio para a cidade de Estância/SE com 18 anos, estudou no SESI, se encantou pelo “fogo” de tanto ver seu pai produzindo espadas, buscapés, bombas, pitus de cano, pistoletes, chuveiro e chuvinha.

Aprendeu a fabricação de fogos com 9 anos de idade com seu pai o sr. Eliseu e participava de todas as etapas da fabricação, inclusive da retirada do bambu, fabricação da taboca, pisa pólvora e soltura do buscapé.


O município de Estância se destaca neste período em realizar o melhor "São João" do Brasil, com atrações nacionais, regionais e locais, sempre valorizando os artistas da terra, incentivando as manifestações culturais como Arrastão Junino, Grupos Folclóricos, Batucadas, Quadrilhas Juninas, Reisados, Trios Pé de Serra, Barco de Fogo, e diversas atrações juninas.

 

A cidade de Estância já está se organizando para a sua festa maior. A praça Barão do Rio Branco e todo centro da cidade está recebendo a sua decoração junina em clima de copa do mundo. No início de junho a Prefeitura Municipal realizará a feira de cultura e arte, uma organização da secretaria de Educação, com a participação dos alunos da rede municipal de ensino.

Este ano a cidade de Estância homenageará dona Carlota. Segundo ela, o São João é motivo de muita alegria, pois enche os olhos quando relata suas apresentações, inclusive de sua participação em concurso de fogos ocorrido à época, e que por sua coragem, era a única mulher a se arriscar na soltura, seguida mais tarde por outras amigas.

 

No ano passado em 2013, a Prefeitura de Estância homenageou o artista plástico renomado Félix Mendes, o mesmo era compositor, particularmente de forró, com muitas das suas composições cantadas por cantores sergipanos. Foi o grande responsável pela divulgação do São João de Sergipe.

 

Na próxima quarta-feira, 28, às 09h, o prefeito Carlos Magno e o vice-prefeito, Filadelfo Alexandre, acompanhados de secretários convidam a imprensa estanciana para o lançamento da divulgação da “Salva de São João” no Centro Administrativo, localizado no bairro Alagoas.

 

Por: Walisson Jardim