A obra de reurbanização do Bairro Porto D'Areia, que fica localizado na região leste de Estância, foi iniciada no final do mês de Julho. A mesma está a todo vapor, com término previsto para Abril de 2015.

Os operários da empresa Macêdo Engenharia estão "tocando o barco". Toda estrutura antiga do início da construção até o Alto da Conceição foi retirada e os trabalhos estão na parte de passeio, restauração das vias de paralelepípedos, com serviço de remoção e reposição de calçamento. Os funcionários também realizaram a delimitação da área de reurbanização.


De acordo com a Secretária Adjunta de Obras, Transporte e Habitação, Margarete Soares, o andamento da obra está dentro do cronograma estabelecido para execução do empreendimento.


A escultura do Cristo também encontra-se em andamento, em fase de detalhamento das expressões e da estrutura de montagem. O Cristo anterior foi entregue à Igreja Católica da localidade, por se tratar de uma peça antiga que faz parte da história do Bairro.


A obra faz parte do programa "Reconstruindo Estância", que é um programa que visa à compilação de obras, demais ações e serviços voltados para fomentar o Desenvolvimento de Estância nos diversos segmentos da sociedade. O Programa "Reconstruindo Estância" faz parte do plano de Governo da Administração "Prefeitura do Desenvolvimento" cujas ações já vêm sendo desenvolvidas.


Um sonho de anos e que a Prefeitura de Estância está realizando.


O comerciante Zé Ramão, que é morador do referido Bairro, agradeceu ao Poder Público pela grande obra que está sendo realizada na localidade. "Quero primeiramente agradecer por essa importante obra, que foi construída pela Administração do prefeito Carlos Magno na época em 83 e agora está sendo reurbanizada. Portanto em reconhecimento e em nome de todos os moradores do Bairro, quero agradecer a Prefeitura de Estância, muito obrigado".


Para o Presidente da AMPA - Associação de Moradores do Bairro Porto d'Areia, Zé Carlos, a obra de reurbanização era a mais aguardada e tão sonhada para os moradores do bairro. "Essa construção é muito importante para o povo, como também para a administração pública. O andamento está perfeito, os moradores estão gostando da obra. Vai ser uma reurbanização que vai ficar marcada para o Governo do prefeito Carlos Magno e principalmente para os munícipes da cidade", disse.


No último dia 25/07, o Prefeito Carlos Magno Costa Garcia e o vice-prefeito Filadelfo Alexandre, acompanhado de seu secretariado assinou no Alto da Conceição, os serviços de reurbanização da 1ª etapa do complexo turístico do Bairro Porto D'Areia.


O Porto D'Areia será completamente reurbanizado. A área de execução das obras foi iniciada desde a SMTT até o Cristo no Alto da Conceição.


O Alto da Conceição receberá ainda uma escadaria mais moderna, com duas entradas em direção a base do Cristo formando um enorme cálice. A base da escultura terá uma fonte luminosa com refletores de lâmpadas de led, para realçar o contraste da escultura, ambiente e céu.


Já a escultura do Cristo terá em sua totalidade 15 metros, sendo 5m a base e 10m o Cristo, o equivalente a um prédio de cinco andares. O projeto consiste em um Cristo de frente para escadaria.


A obra de reurbanização de toda área urbanística do Porto D'Areia, contará com calçadão, praça, quadra, iluminação moderna e o mirante do Cristo.


A empresa responsável é Macêdo Engenharia LTDA, o serviço custará um valor de R$ 2.820.017,45 (Dois milhões, oitocentos e vinte mil, dezessete reais, quarenta e cinco centavos).


A contratação dos serviços da 1ª Etapa de Reforma e Reurbanização do Complexo Turístico do Bairro Porto D'Areia se faz necessária, pois visa criar nesta localidade a infraestrutura adequada para a expansão da atividade turística e melhoria dos serviços ofertados pela população, visto que o referido Bairro é detentor de um grande potencial turístico inexplorado.


É importante ressaltar que a execução da obra trará vários benefícios para o Bairro Porto D'Areia, desde a melhoria dos serviços básicos, como transporte, acessibilidade, iluminação, paisagismo, urbanização, segurança contribuindo para a melhoria da demanda turística local, bem como dos índices sociais e econômicos, levando em consideração a garantia da preservação do meio ambiente.


Por: Walisson Jardim