O projeto foi baseado na resolução Nº12/2011 por indicação do vereador Cristóvão Freire, com o interesse de despertar a criticidade da juventude estanciana para que desde cedo exerça seu papel de cidadão na sociedade.

O projeto Vereador por um Dia tem como objetivo propiciar o senso crítico e politizar alunos da Rede Municipal de Ensino de Estância.


Para o primeiro parlamento jovem foram escolhidas três escolas da Rede Municipal: a Escola Agrícola Governador Antônio Carlos Valadares, A Escola Municipal João Nascimento Filho e a Escola Professor Dorijan dos Santos. O motivo da seleção das respectivas escolas se deu a importância de obter representantes de todas as localidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural.


A Escola Agrícola Governador Antônio Carlos Valadares vem representando a Zona Rural; A Escola Municipal João Nascimento Filho vem representando o centro da cidade e a Escola Professor Dorijan dos Santos representando o bairro Walter Cardoso Costa, grande bairro da nossa cidade. Estabelecida essa linha de raciocínio, é possível analisar todo o contexto da cidade, focando em todo território estanciano.


De acordo com o Presidente da Câmara Municipal Tito Magno, a elaboração do projeto “Vereador por um dia” foi criado para contribuir no ato de cidadania com os jovens da nossa cidade de Estância, pensando em inseri-los desde cedo nas questões sociais do seu município.


O projeto visa desenvolver o espírito democrático, fazendo valer suas colocações e anseios perante a sociedade. Praticando a democracia é possível construir uma sociedade melhor, ativa, executiva das benfeitorias, visando o progresso coletivo.


Os vereadores mirins entrarão na história da nossa cidade como precursores no parlamento.


Sessão


Na tarde desta quinta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, acontecerá uma sessão, como uma prática para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido durante todo o projeto. A sessão terá a presença de Vereadores, prefeito Carlos Magno e sociedade estanciana.


Os vereadores mirins desse ano, 2014, são os pioneiros da execução do projeto. Vale ressaltar que esse é o Primeiro Parlamento Jovem do Interior de Sergipe.


Redação Gazeta de Estância.com.br