O município de Estância, localizado na região sul do Estado, distante 68 quilômetros de Aracaju, a partir de domingo, dia 03, entrará em festa, com a sua manifestação maior de fé, tradição e religiosidade, quando iniciam o novenário em honra a padroeira de Estância e da Diocese, Nossa Senhora de Guadalupe.


Este ano, a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, tendo como pároco Padre Humberto da Silva, destaca o tema Igreja Missionária: Povo de Batizados, “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A primeira noite de louvor, domingo, dia 03, a partir das 19h, na Igreja do Rosário, terá como tema: “A missão tem sua origem em Deus Trindade que é Amor que não se contem”, convidados da noite Pastoral da Criança, Pastoral da Evangelização, Pastoral Carcerária, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Liturgia e Pastoral da Pessoa Idosa.


Durante o novenário, vários temas serão explanados pelos padres da Diocese. Após as missas, acontecerá quermesse na Praça Orlando Gomes, antigo Jardim Velho.


Na próxima terça-feira, dia 12 de Dezembro, ponto alto da festa religiosa, por volta das 05h, acontecerá uma alvorada nas casas de família, ás 06h30, missa celebrada pelo Padre José Edvaldo Silva Santos, às 10h, missa solene com celebração presidida pelo Bispo Dom Giovanni Crippa, às 16h, missa das comunidades, celebrada por Padre Acival Vidal e ás 17h, procissão e benção do Santíssimo Sacramento.


Programação


Dia 03/12 (Domingo)
Noite das Pastorais
Convidados: Pastoral da Criança, Pastoral da Evangelização, Pastoral Carcerária, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Liturgia e Pastoral da Pessoa Idosa.
Ofertório: Arroz


Dia 04/12 (segunda-feira)
Noite das Comunidades
Tema: “A missão define a essência e o fundamento da Igreja: ela existe para ser enviada”.
Convidados: Bairro Estancinha, Bairro Candeal, Conjunto Albano Franco, Demais Conjuntos Residenciais, Bairros e Capelas.
Ofertório: Massa de Milho.

 

Dia 05/12 (terça-feira)
Tema: “A comunidade de fé: formadora dos discípulos missionários através do itinerário de iniciação à Vida Cristã”.
Convidados: Funcionalismo Público, Poderes Públicos, Associações, Sindicatos, Professores Escolas, Indústrias, Comércio, Bancos e CDL.
Ofertório: Charque.

 

Dia 06/12 (quarta-feira)
Noite dos Mece’s e das Consagradas
Tema: “O ser missionário define o ser cristão: todos os batizados são chamados a ser um povo missionário, a caminho, para partilhar a sua fé”.
Convidados: Irmãs de Santa Maria de Namur, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, Mece’s e equipe de festa 2017.
Ofertório: Sardinha e Biscoito.

 

Dia 07/12 (quinta-feira)
Noite dos Movimentos e Grupos de Oração
Tema: “Igreja em saída, de portas abertas, que vai em direção aos outros para chegar às periferias humanas e acompanhar os que ficaram caídos à beira do caminho”.
Convidados: Apostolado da oração, Movimento de Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Focolares, Movimento Missionários Pão da Vida, Cáritas, Oficina de Oração, Renovação Carismática Católica, Ordem Terceira Franciscana e Servas do Senhor.
Ofertório: Macarrão e Massa de Milho.

 

Dia 08/12 (sexta-feira)
Noite dos movimentos Marianos e Motoristas
Tema: “Cristãos leigos: portadores de graça batismal e participantes do sacerdócio comum, fundado no único sacerdócio de Cristo”.
Convidados: Movimento da Mãe Rainha, Legião de Maria, Lira Carlos Gomes Confraria do Rosário, Terço dos Homens, Motoristas, Motociclistas e Ciclistas.
(Neste dia haverá a Missa dos Enfermos às 16h)
Ofertório: Farinha

 

Dia 09/12 (sábado)
Noite das Paróquias e Pagadores de Promessas
Tema: “Cristãos leigos: diversidade de sujeitos investidos de carismas, serviços e ministérios para o bem da comunidade”.
Convidados: Paróquia Senhor do Bomfim (Bairro Bomfim), Paróquia São Francisco de Assis (Bairro Cidade Nova), Paróquia Natividade do Senhor (Porto do Mato), Filhos Distantes e Pagadores de Promessas.
Ofertório: Óleo.

 

Dia 10/12 (domingo)
Noite das Crianças e da Juventude
Tema: “Cristãos leigos e leigas: expressão de uma Igreja inserida no mundo como testemunhas e servidora do Reino de Deus”.
Convidados: Crianças, Infância e adolescência missionária, catequese, coral dó ré mi, Gusc, Grupo Deo Gratias e Demais jovens.
Ofertório: Café.

 

Dia 11/12 (segunda-feira)
Noite das Famílias e Clubes de Serviços
Tema: “Cristãos leigos, homens e mulheres chamados à santidade: o verdadeiro missionário é o santos (R Mi 90)”.
Convidados: Pastoral Familiar, Equipe Dirigente do E.C.C, Famílias em geral, Clube Viver, Clube dos Amigos, Lions Clube, Rotary Clube e Leo Clube.
Ofertório: Feijão

 

Dia 12/12 (terça-feira)
Festa Solene
05h – Alvorada (Nas casas de Família)
06h30 – Missa – Pe. José Edvaldo Silva Santos
10h – Solene concelebração presidida pelo bispo Diocesano, Dom Giovanni Crippa.
16h – Missa das Comunidades – Pe. Acival Vidal de Oliveira
17h – Procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Da Gazeta de Estância.com.br
Por: Walisson Jardim