A cidade de Estância, “Berço da Cultura Sergipana”, distante 68 km da capital (Aracaju), é a única cidade de Sergipe que mantém a tradição de desfiles de Escolas de Samba. O município, localizado na Região Sul do Estado promove o desfile composto por quatro agremiações carnavalescas, que desfilam pelas principais ruas do centro da cidade.

O desfile das Escolas de Samba acontece nos dias 15 e 17 de Fevereiro, domingo e terça, mantendo a cultura da festa momesca, que atrai vários estancianos e diversos turistas de todo o país.


As Escolas de Samba entram na avenida esbanjando brilho nas suas fantasias carnavalescas. Representantes com sorrisos no rosto mantendo o samba no pé sentem o prazer em desfilar na escola que representa a sua comunidade. E o mais importante é a participação popular que faz do carnaval, uma festa de paz e alegria.


Para manter essa manifestação cultural foi preciso o apoio incondicional do Poder Público Municipal, que sempre contribui com um determinado valor para cultivar o bom carnaval. Esse ano, o Carnaval 2015 da “Cidade Jardim” traz como tema: O Meio Ambiente.


As agremiações que estarão na avenida são: Escola de Samba Amantes do Samba, Acadêmicos do Porto, Imperatriz da Cidade e Império do Samba.


O Secretário Municipal de Cultura, Newiton dos Santos, em conversa com a reportagem da Gazeta de Estância, falou sobre a importância das escolas de samba na festa momesca da cidade. “Estância é Berço da Cultura Sergipana e não poderia deixar de investir, estimular e incentivar agentes culturais, promotores da cultura e os brincantes em uma das suas maiores festas.”


“O compromisso da gestão do Desenvolvimento é proporcionar aos munícipes, sergipanos e demais visitantes momentos em que a cultura popular continua a ser o centro das atenções. Estância promove o maior e mais completo carnaval do Estado de Sergipe no ano de 2015, porque a gestão além de inaugurar obras, pavimentar ruas e reativar centros comunitários, investe também em shows de bandas levando o carnaval ao litoral, com as escolas de samba e blocos carnavalescos na sede do município”, enfatizou.


Redação Gazeta de Estância.com.br

Por Walisson Jardim