A Prefeitura de Estância iniciou na manhã de quinta-feira, dia 16, a retirada de toda estrutura metálica da obra inacabada da Praça da Juventude, localizada no bairro Santa Cruz.

Segundo a Secretaria de Obras, o empreendimento será reiniciado depois de um longo período de estudos e cumprimento de procedimentos junto ao setor de engenharia da Caixa Econômica Federal, ocasionando finalmente a liberação pelo citado órgão para licitação e conclusão das obras conforme as normas técnicas.


A referida obra identifica-se como “Implantação da 1ª etapa de uma Praça Poliesportiva” dotada de infraestrutura turística, esporte e lazer do município. É um empreendimento com aporte financeiro do Governo Federal através do Ministério dos Esportes contratado desde 2009, todavia em janeiro de 2013 quando a presente administração assumiu, ainda não havia sido concluída, levando o atual gestor a inventariar os serviços já executados e submetê-los a CEF (Caixa Econômica Federal), que também anuiu os quantitativos e de igual forma reprovou a execução da laje de cobertura e das estruturas metálicas dos espaços externos destinados às práticas esportivas. Vale-se ressaltar que a administração anterior não impediu que a empresa anteriormente contratada, mesmo o contrato vindo a termo, executasse os serviços sem a devida apresentação de projetos estruturais garantindo a perfeita estabilidade e segurança aos usuários do tal espaço público.


Em sendo assim, a administração do prefeito Carlos Magno, agindo de forma responsável, tanto com relação ao dinheiro público e à segurança dos cidadãos, realizou todos procedimentos vindo neste momento iniciar as obras de conclusão da praça em pauta. Ressalve-se que os serviços imperfeitos não foram pagos, pois foram glosados pela Caixa Econômica Federal, não trazendo nenhum prejuízo aos cofres públicos. Diante do exposto, imbuído da responsabilidade e do compromisso com seus munícipes, principalmente os do bairro Santa Cruz, onde fica localizado o citado empreendimento, adotou todas as medidas necessárias para a continuidade da obra, com a retirada da estrutura frágil, inadequada e sem atendimento às normas de engenharia, princípios estes que devem nortear todo empreendimento a ser edificado.


O saldo do empreendimento foi licitado e as primeiras ações já estão sendo executadas. O investimento é de R$ 717.500,00 (Setecentos e dezessete mil e quinhentos reais), com repasse do Governo Federal e contrapartida do município de Estância.


A Praça terá área administrativa, oficina para realização de cursos referentes a esporte e cultura e área externa composta de quadra e espaço para atividades físicas.


Portanto, ressaltamos que o prejuízo à população de Estância, causado pelas deficiências técnicas na elaboração de um projeto de engenharia inadequado, foi de adiar o sonho da comunidade do Bairro Santa Cruz em utilizar o citado espaço para o lazer e saúde, não da ordem financeira pois o município não dispendeu qualquer valor para pagamento por serviços mal executados e sim responsavelmente sanar os erros e atender à Caixa Econômica Federal, vindo neste momento iniciar os serviços tão esperados de conclusão das obras.


Secom/Prefeitura de Estância