O projeto de resolução nº 48/2015 de 16 de Setembro, tendo como autor o vereador Pedro Benjamin (PPS), que concede Título Honorífico de Cidadania Estanciana a Sra. Adriana Oliveira Santos Leite, foi aprovado por unanimidade na última quarta-feira, dia 21, pela Câmara de Vereadores de Estância.

Adriana Oliveira Santos Leite.


O ano de 1975, na maternidade Santa Lúcia, atual Hospital do Coração, na cidade de Aracaju, nasce Adriana Oliveira Santos Leite, primogênita do casal Washington e Nailda. A irmã mais velha de Sarah, Bruno e Thiciana, cresceu rodeada de amor e alegria, em uma família humilde que sempre soube reconhecer os ensinamentos da vida. Com seus irmãos aprendeu a compartilhar; com seu pai, aprendeu a valorizar a força dos estudos e seu poder transformador; e com os seus sobrinhos conheceu o amor de ser tia e a esperança de transformar o hoje em um amanhã melhor. Todavia, os maiores traços de sua personalidade, Adriana herda de três melheres fortes e valentes, sua mãe, de quem herda a Fé e o amor ao trabalho, sua avó materna, Maria Das Dores, de quem herda força da mulher indígena e sua avó paterna, Anita, de quem herda a coragem e valentia de uma mulher que enfrentou o bando de lampião.


Fé, Força e Coragem são substantivos que pedem permissão poética à gramática para se tornarem adjetivos que caracterizam Adriana Oliveira Santos Leite.


Adriana inicia cedo sua vida profissional, ainda com 14 anos, já ajudava seu pai na farmácia da família, o que não atrapalhava o seu desempenho no Colégio Purificação, onde sempre foi uma excente aluna, principalmente de língua Inglesa; devido a essa habilidade, aos 18 anos, tia Adriana, como era chamada carinhosamente pelos seus pequeninos alunos, passou a lecionar inglês em várias escolas particulares, Vó Manuela em Aracaju e outras em Nossa Senhora do Socorro, nos conjuntos João Alves, Marcos Freire e Fernando Collor.


Divertida e dotada de uma gargalhada contagiante, Adriana sempre esteve envolvida em atividades ligadas à escola, ao esporte, à dança e ao Evangelho. Foi aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, onde concluiu seu ensino médio. Cantou em coral, praticou handball, fez jazz, inglês e trabalhou ativamente nas atividades docentes da igreja como professora de seminário para jovens. Ainda consagrou-se Garota Atheneu e Miss Nossa Senhora do Socorro, para orgulho de seus pais.


O amor à Educação e a vocação pela licenciatura, levaram Adriana à sua primeira graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal de Sergipe. A professora Adriana Oliveira, continuou a lecionar, simultaneamente ao curso acadêmico, nas cidades de Aracaju, Japaratuba, Itaporanga D’ajuda, e São Cristóvão.


Em 2004 chegou, através do processo seletivo coordenado pela professora Geovana da Oliveira Lima à Cidade Jardim, Estância, na Região de Porto do Mato para lecionar na Escola Luz e Vida. A qual foi fundada por Padre Hubert Leeb e tinha como diretora a professora Geovana, com quem nutre uma amizade e gratidão até hoje. Através do seu desempenho e dedicação, é escolhida por Geovana para ser seu “braço direito” e desenvolver a importante atividade pedagógica naquela região como Supervisora das Escolas da Praia, através da Secretaria Municipal de Educação. No ano seguinte, a professora Adriana torna-se Diretora do Cadastro Único, desenvolvendo um trabalho ímpar ao ampliar o número de famílias atendidas. Em 2009 torna-se chefe de gabinete na administração do, então prefeito, Ivan Leite e Coordenadora das Ações de enfrentamento a todo tipo de Violência contra a mulher, atividade destacada através do projeto AME-SE, ação das mulheres de Estância Sergipe.


Em 2014, a professora Adriana Leite conclui sua segunda graduação e tornou-se Bacharela em Direito pela Universidade Tiradentes.


Como boa profesora e bacharela é adepta da leitura e possuidora de uma memória admirável. Cristã evangélica, membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, atribui tudo que tem e tudo que é a Deus, aquele a quem busca para alimentar sua Fé e sua Coragem, sabendo que seu maior tesouro é a sua Salvação.


É presidente do PRB Mulher do Estado de Sergipe, partido Republicano do Brasil, onde desenvolve e participa de vários trabalhos sociais e defende o crescimento do protagonismo da mulher na política.


Foi nomeada Diretora Administrativa e Financeira da Pronese pelo Governador Jackson Barreto e atualmente nomeada mais uma vez pelo Governador Jackson Barreto como Superintendente Executiva da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e da Juventude, em reconhecimento ao seu desempenho com competência e correção no cargo anterior onde vem contribuindo diariamente para que políticas públicas alcancem aqueles para quem foram criadas.


Casada com Ivan Leite, grande amor de sua vida, homem do qual se orgulha muito em ter como amigo, companheiro e grande incentivador de suas conquistas enquanto mulher.


Da Gazeta de Estância.com.br