A cidade de Estância, localizada na região Sul do Estado, distante 68 km da capital (Aracaju), ganhou na noite de quarta-feira, dia 27, a primeira Clínica de Hemodiálise.

A solenidade de inauguração foi bastante concorrida e contou com a presença de várias autoridades, a exemplo do Governador do Estado, Jackson Barreto; Senador de Sergipe, Eduardo Amorim, Deputado Estadual, DR. Gilson Andrade; o prefeito de Estância, Carlos Magno; vice-prefeito de Estância, Filadelfo Alexandre; prefeito de Indiaroba, Zé Leal; prefeita de Arauá, Ana Helena; prefeito de Lagarto, Lila Fraga; ex-prefeitos, Ivan Leite e Adauto Amor; além dos vereadores de Estância e outros municípios, secretários, empresários e a população em geral.


Na oportunidade, as autoridades fizeram o deslace da fita de inauguração da Clínica de Hemodiálise.


A parceria foi concretizada entre a Medlabor e Nefroes, que estarão ofertando o serviço de Hemodiálise e a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a compra por meio do recurso de alta e média complexidade disponibilizado pelo Ministério da Saúde.


O serviço vai funcionar com equipamentos de ponta com máquinas de última geração lançada na Alemanha no mês passado, beneficiando a todos pacientes um serviço de diálise com qualidade. A estrutura é composta por 21 máquinas, sala destinada a treinamento de diálise peritoneal, sala de emergência destinada a possíveis intercorrência durante a diálise, equipes multidisciplinares: enfermeiros, nutricionista, assistente social, psicólogo, osmose destinada ao tratamento de água para diálise, será disponibilizado três hospitais de retaguarda para internação de pacientes, a exemplo do Hospital e maternidade Santa Isabel, Hospital Amparo de Maria (HRAM) e Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes. Cada Hospital terá uma máquina de osmose portátil.


O serviço será destinado a pacientes que fazem parte da regional Estância, Umbaúba, Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha e Pedrinhas, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Durante a festa de inauguração, a casa de Hemodiálise recebeu a benção pelo padre, Alberto Assunção, como também do pastor José de Albuquerque.


No ato solene, fizeram uso da palavra o Dr. Paulo Tarcísio Azevedo Melo, o prefeito Carlos Magno Costa Garcia e o Governador Jackson Barreto de Lima. Após as declarações das autoridades, todos conheceram as instalações da primeira Clínica de Hemodiálise da Região Centro-Sul do Estado de Sergipe, acompanhado de um delicioso Cofee Break.


Da Gazeta de Estância.com.br