Durante os festejos juninos da administração do prefeito Carlos Magno (PSB), a cidade de Estância sempre faz uma importante homenagem aquele artista que contribui com a Cultura do município. Esse ano, o Governo Municipal está homenageando o cordelista, ex-vereador, poeta, compositor, mestre da cultura, fogueteiro, seu Enoque dos Santos.

Conheça um pouco da história do Artista, Enoque dos Santos


ENOQUE DOS SANTOS NASCEU NA CIDADE DE RIACHÃO DO DANTAS/SE, NO DIA 01 DE JANEIRO DE 1945.


VEIO RESIDIR EM ESTÂNCIA COM IDADE DE 2 ANOS EM 1947, SENDO ADOTADO POR D. MARIA DE CAMPOS. NESTA CIDADE DE INICIO SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE SE ENCERROU NO 3° GRAU , NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, SENDO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIA.


HOMEM TRABALHADOR DESDE DA SUA ADOLESCÊNCIA ACOMPANHAVA SUA MADRINHA, MARIA DE CAMPOS, AS FEIRAS LIVRES PARA VENDER SAPATOS E CHINELOS. AOS 16 ANOS CONVIVEU COM O SEU PROFESSOR NA ARTE DO FABRICO E MANUSEIO DO BUSCAPÉ, O AUSENTE VALDEMAR GRAJERU. DESTA IDADE ENTÃO, COMEÇOU A PARTICIPAR ATIVAMENTE DOS FESTEJOS DE ESTÂNCIA, SAIA NOS BATALHÕES DE FOGO E DANÇAVA NA BATUCADA SÃO COSME E DAMIÃO DO SENHOR VALDEMAR GRAJERU. ALÉM DE POETA, TROVADOR, APRENDEU CANTAR OS VERSOS DO SAMBA DE COCO.


SEU ENOQUE DOS SANTOS, MESTRE DA CULTURA DESTE MUNICÍPIO, FOI ATUANTE NA PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA ENTRE 1982 A 1988 NESTE PERIODO FUNDOU JUNTAMENTE COM ALGUNS POUCOS ABNEGADOS E O PODER PÚBLICO DA ÉPOCA A SOCIEDADE DOS FOGUETEIROS UNIDOS DA CIDADE DE ESTÂNCIA, CUJO OBJETIVO ERA UNIFICAR OS FABRICANTES DE FOGOS DESTE MUNICÍPIO.


ATUALMENTE ENCONTRA-SE APOSENTADO, MAIS NÃO ABANDONOU SEUS DOTES ARTÍSTICO, É POETA, DO ESTILO MATUTO, CANTA, COMPÕE SAMBAS PARA BRINCAR COCO E RODA , DESENHA E PINTA, CONFECCIONA CABEÇORRAS E MASCARAS PARA O CARNAVAL . ALÉM DE DEFENDER COM UNHAS E DENTES ESTÂNCIA. HOJE MEMBRO DA AEL - ACADEMIA ESTANCIANA DE LETRAS – IMORTAL.


Da Gazeta de Estância.com.br