No dia 7 de outubro (dia das eleições), às sete (7) horas, em Estância-SE, 6ª Zona Eleitoral, foi realizada a AUDITÓRIA referente à urna da Seção 41, que funcionou na Escola de 1º Grau Arabela Ribeiro, situada na Rua Domingos Alves Ribeiro, nº 1430.


O procedimento cumpre as determinações da Resolução TSE nº 23.550, de 18 de dezembro de 2017 e mais um parâmetro em relação à lisura e à segurança do processo eleitoral. A cerimônia foi realizada com êxito. O objetivo foi verificar, no dia das eleições, a autenticidade e a integridade dos softwares instalados nas urnas.


A Seção 41 de Estância foi uma das três contempladas com esse tipo de auditoria. O sorteio ocorreu, pela manhã, no o dia 6 de outubro, véspera das eleições, sob a supervisão da juíza Maria Angélica França e Souza (presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas), com a presença do presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima e do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte.Foram sorteadas as seis urnas: três foram auditadas sob a referida forma, e três em votação paralela. As outras duas zonas eleitorais contempladas foram Nossa Senhora Aparecida (26ª ZE, seção 60) e Neópolis (15ª ZE, seção 152).


Os procedimentos que atestam o perfeito funcionamento da urna e de seus programas foram realizados pelos servidores da Justiça Eleitoral. Estiveram presentes e acompanharam o procedimento o Juiz Eleitoral, Alício de Oliveira Rocha Júnior, a Promotora Eleitoral, Maria Helena Sanches Lisboa, o chefe de cartório, Albérico Barreto Fonseca. Da imprensa, assistiu à cerimônia o repórter Adriano Alves, da Rádio Xodó FM de Estância.

 

TRE