Em 2014 a SMTT de Estância iniciou o projeto-piloto de videomonitoramento viário denominado SINTME -Sistema Integrado de Monitoramento de Estância.

O projeto visava o estudo e análise de viabilização técnico, para a implantação de câmeras de alta definição do tipo speed done, as quais possibilitam em tempo real, a captação de imagens em 360° de pontos considerados críticos nas vias urbanas, sendo enviadas para uma central de monitoramento na sede da SMTT, a qual além de poder fiscalizar, tem também a capacidade de armazenar e compartilhar as imagens com as polícias civil e militar e ainda com a Guarda Municipal.


Filadelfo Alexandre, explica que o objetivo da ação é oferecer mais segurança a população em geral garantindo a preservação do patrimônio público. “O monitoramento por câmeras representa um instrumento para coibir as ações criminosas. Os patrimônios que ali se encontram são bem de todos, e constantemente sofrem algum ato de vandalismo. As principais vias estarão sob monitoramento 24 horas por dia. Essa ação irá garantir mais segurança a todos", ressaltou o prefeito em exercício.


Hoje o projeto torna-se realidade. A SMTT está implantando oito destas câmeras na cidade e, visa a curto prazo estabelecer parceria com o comércio local para ampliar o número de câmeras implantadas. Já está em fase de implantação de compartilhamento das imagens com a Guarda Municipal e em breve a interesse das policias, este serviço também poderá ser realizado.


A experiência com o videomonitoramento em diversas cidades aponta que, nos locais cobertos por câmeras, há redução de crimes, como: furtos, depredações, roubos, danos ao patrimônio público e privado. Os pontos escolhidos são avaliados por órgãos locais de segurança. Todas as imagens captadas, são salvas e podem ser usadas pela polícia, para uma provável investigação.
As câmeras estão sendo implantadas nos seguintes pontos:


1 - Cruzamento semaforizado da Unit na Av. Raimundo Siveira Souza;
2 - Cruzamento semaforizado do SESP Av. Gumercindo Bessa com Pedro Homem da Costa;
3 - Cruzamento semaforizado na Pça. Barão do Rio Branco em frente a Prefeitura;
4 - Cruzamento da Pça. Orlando Gomes com Capitão Salomão esquina da Igreja do Rosário;
5 - Cruzamento da Pça Orlando Gomes com Av. Getúlio Vargas próximo a Caixa Econômica Federal;
6 - Cruzamento da Rua Liberdade com Rua Moisés Costa Carvalho em frente ao G. Barbosa;
7 - Largo Santo Antônio em frente a Mine Rodoviária;
8 - Av. Jornalista Augusto Gomes em frente ao Mercado Municipal.
Isso é desenvolvimento.