Na manhã de quinta-feira, dia 03/11, por volta das 10h, aconteceu na Câmara de Vereadores de Estância, a solenidade de encerramento das atividades da 2ª Delegacia de Serviço Militar e despedida do delegado, Tenente Carlos Pires de Lima na cidade de Estância.

O ato solene contou com a presença do prefeito da cidade, Carlos Magno Costa Garcia; do Chefe da 19º Circunscrição de Serviço Militar, Sr. Cel. Francisco Gladson Sales Alves; do Secretário de Finanças, Eleison Vasconcelos; do Procurador Geral do Município, Fernando Menezes; do Secretário de Comunicação, Luiz Carlos Dussantus; do Secretário de Administração, Paulo Dorea; da Secretária do Serviço Militar, Rosiene; da representante do presidente da CVE, Claudina Timoteo; membros do Serviço Militar e imprensa local.


Na oportunidade, o chefe do executivo municipal recebeu um lindo diploma pelo trabalho realizado na cidade e apoio ao Serviço Militar. Após receber a homenagem, Carlos Magno, fez uso da palavra agradecendo a todos e parabenizando o Tenente Pires pelo serviço desenvolvido na Estância.


Além do prefeito Carlos Magno, fizeram uso da palavra o Tenente Pires e o Sr. Gladson.


A solenidade finalizou com a degustação de um delicioso coffe-break.


Histórico da 2ª Delegacia


A origem da 2ª Delegacia do Serviço Militar, data de 21 de julho de 1940, criada pelo Decreto 2.330, com a denominação de Delegacia de Recrutamento.


Em 18 de abril de 1966, pelo Dec. 58.210 passou a ser denominada Delegacia do Serviço Militar. Em 1974, teve sua sede transferida para a cidade de Estância e abrangia 09 (nove) cidades: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.


Em Fevereiro de 1980 foi transferida para Itaporanga D’Ajuda, abrangendo as seguintes cidades: Itaporanga D’Ajuda, Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba, totalizando 17 JSM (Junta de Serviço Militar).


Em Março de 1986 retornou em definitivo para Estância, abrangendo as seguintes cidades: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba, totalizando 09 JSM.


Em Março de 1999 com a extinção da 7ª Del SM/Lagarto-SE, foram acrescidas 05 juntas à jurisdição: Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado e Tobias Barreto, totalizando 14 JSM.


A 2ª Delegacia de Serviço Militar, teve como missão orientar e fiscalizar as atividades do Serviço Militar das 14 (quatorze) JSM sob sua jurisdição e cooperar no preparo e execução da mobilização de pessoal.


Da Gazeta de Estância.com.br