O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Estância - SINDSEME, realizou na tarde de terça-feira, dia 14, no auditório da UAB (Antiga Escola Técnica do Comércio), uma assembleia geral atípica, com o objetivo de garantir a discussão e deliberação pelos servidores de carreira das Prefeituras de Arauá e Estância, como também das Câmaras de Vereadores dos respectivos Municípios à alteração da base territorial de representação (ampliação) e estatutárias do sindicato.

Carlito Lemos, que presidiu a assembleia, disse que os trabalhadores e o sindicato neste ato / momento caminham a passos largos reescrevendo um novo capítulo na história das lutas do movimento sindical na Região Sul, e a consolidação de um projeto.


"Discutimos exaustivamente um esboço de uma proposta do novo estatuto social da entidade. Enfim, somos sabedores dos desafios que nos aguardam, mas arregaçaremos as mangas, e, em regime de votação, os servidores aprovaram por unanimidade", e que após o registro da ata SINDSEME terá atuação intermunicipal.


A título de informes, Carlito falou que a administração do Prefeito Gilson Andrade sinalizou em mesa de negociação, audiência ocorrida em 13/03, com a reposição da inflação oficial de 2016 que foi de 6,29%.


"Nós avaliamos que representa muito pouco diante das expectativas dos trabalhadores e do aumento das receitas oriundas das transferências constitucionais creditadas nos meses de janeiro e fevereiro/2016 com os mesmos períodos do ano em exercício. Continuaremos intencionando até a exaustão do diálogo, mas não abriremos mão que o governo apresente uma proposta que aponte de fato para a valorização da carreira”.


“Já para os trabalhadores da Câmara, conseguimos garantir um reajuste de 6,47%, aumento do auxílio alimentação para R$ 600,00 (seiscentos) reais e a garantia da Presidência que iniciará o mais rápido possível as discussões para construção da minuta do plano de cargos e salários”.


Ainda no ensejo, o sindicato informou a categoria de Arauá que estará oficializando na próxima semana uma solicitação de reunião com o Prefeito Ranulfo, para discussão de uma pauta obstruída, como também realizará uma assembleia para fins da definição das reivindicações que comporão a campanha salarial.


ASCOM/SINDSEME