Em busca de orientações para elevar o índice de transparência no Portal da Câmara Municipal de Estância, o vereador André Graça, presidente do órgão, visitou na manhã desta sexta-feira, 7, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa de Melo. Na ocasião, também esteve presente o vereador Artur Oliveira.


Durante a reunião, os parlamentares procuraram saber quais medidas devem ser adotadas para obter uma melhor nota na avaliação feita recentemente pelo Tribunal. "Queremos fazer um trabalho no nosso Portal e viemos saber quais os itens que devemos melhorar para ter uma bota boa; tivemos todas as orientações e esperamos que dê tudo certo", André Graça. 

Conforme o levantamento divulgado pelo Tribunal na última semana, numa escala de 0 a 10, a média geral das notas de transparência das câmaras municipais de Sergipe é 0,92. A análise considera critérios como a publicação de receitas e despesas, dados sobre licitações e contratos e também a divulgação da remuneração individualizada dos agentes públicos.

Estância ficou em meio as 34 que apresentam nível crítico (notas entre 0,1 e 3,5), pois as informações de transparência que divulgam na internet são escassas ou desatualizadas. Já outras 34 das 75 Câmaras apresentaram nível inexistente de transparência (nota 0,0), tendo em vista que não disponibilizam qualquer informação de transparência na internet.

 

TCE/SE