Confira a 6ª Edição de César Cabral - Colunista deste portal de notícias


Pizza na fulô


Ao revogar a prisão do ex-ministro José Dirceu, a Segunda Turma do STF acabou por deixar no ar, para muitos brasileiros, a velha sensação de que, neste país, muitos casos, “vira e mexe”, terminam em pizza. Muito embora os três ministros (Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes) que votaram a favor de Dirceu tenham lá os seus fundamentos, o fato é que a decisão não foi bem degustada pela população. Principalmente, porque a mesma ocorreu, exatamente, no momento em que o MPF apresentava uma nova denúncia contra o réu, então aprisionado. Para aquecer o forno e apimentar a “massa”, havia informação de que José Dirceu estava propenso a fazer delação premiada, em Curitiba. Sem dúvida, do Paraná virá muita lenha para essa fornalha.


Parabéns pra você


O governador Jackson Barreto (PMDB) festeja neste sábado, 6/05, mais uma primavera. Aos amigos mais chegados disse que não queria presente material e sugeriu que dessem objetos de primeira necessidade, aos mais carentes. Dentre tantos afagos, recebeu da ex-prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto (ex-PSB), uma ficha de filiação do PMDB. Por essa, poucos esperavam, muito menos os Valadares.


Dadau corta pau


A Justiça determinou que o prefeito de Santo Amaro das Brotas, Genivaldo dos Anjos Costa Santos (Dadau), PSB, não realize nenhuma poda ou corte de árvore no perímetro urbano, sem a prévia autorização ambiental. O MPE constatou que Dadau estava passando a motosserra em tudo que era árvore com a promessa de que iria plantar Palmeira Imperial. Calma, meu rei!


Tanque abarrotado


O TCE condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Macambira, Gladston dos Santos Oliveira, a devolver mais de R$ 750 mil. Foram constatadas irregularidades na contratação de serviços de assessoria jurídica, falta de contrato para prestação de serviços contábeis, além de excessivos gastos (incompatíveis) com combustíveis. Ou seja, muita gasosa e pouco tanque. Vôte!


Índios e caboclos


O relator da CPI da Funai/Incra, deputado Nilson Leitão (PSDB-MG), vai pedir, em seu relatório, que o MPF investigue possíveis crimes de improbidade e tráfico de influência praticados por gestores dessas instituições, em vários estados. Na alça de mira, a Regional do INCRA, em Sergipe.


Ouvido inflamado


Já é certo que o relator irá pedir o indiciamento do Ouvidor Agrário Nacional do INCRA, durante o Governo petista, Gercino José da Silva Filho. Segundo consta, o mesmo usou o cargo e o órgão para apoiar atos ilegais praticados pelo MST.


Numberone


O deputado federal e “governamentável” André Moura (PSC) concedeu entrevista na manhã de sexta-feira (5/05) a um radialista que até uns dias atrás era o seu pior algoz. Foi uma festa, nos estúdios. Até o dono da emissora acordou cedo e deu uma de macaco de auditório. Como proprietário, quer ser o ouvinte “número um”. Literalmente.


BR-101


Continua na mesma inércia a obra de duplicação da BR-101, no trecho que vai de Capela a Propriá. O Governo anunciou que a dita cuja seria retomada no mês de janeiro. Esqueceu, contudo de acrescentar, apenas, duas informações básicas: o dia e o ano.


E tome papo


José Carlos Machado já conversou com quase todos os partidos (exceto o PT) sobre sua filiação e candidatura a deputado estadual. Sempre acompanhado pelo vereador Vinicius Porto (DEM), estuda o melhor caminho para 2018. O Partido Novo e o Avante surgem como novas opções.


Dinheiro para a saúde


Os hospitais de pequeno, médio e grande porte que disponibilizam serviços abrangidos pelo SUSreceberam emendas parlamentares do senador Eduardo Amorim (PSDB). Em Aracaju, foram favorecidos os Hospitais de Cirurgia, Santa Izabel e São José. Também receberam recursos os hospitais e maternidades de Aquidabã, Capela, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto e Riachuelo.

 

Pensando bem


Os partidos políticos sempre fazem uso, literalmente, de listas fechadas. Quando muito, disfarçam com listas semi-abertas. Na prática, só se elege a turma da “curriola”. Ou não é?

 

Por: César Cabral - 6ª Edição da Coluna na Gazeta de Estância
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.